A Santos Brasil, maior operadora de contêineres do país, implantou sua TV Corporativa, em parceria com a BroadNeeds. O projeto está já implantado na filial e em todos os terminais, totalizando 20 sites diferentes pelo Brasil, em diversos monitores (um site pode conter 1 ou mais monitores), contando com telas em lugares estratégicos, como recepção, área de refeitório, corredores, etc. A BroadNeeds ofereceu uma assessoria técnica completa para o projeto, desde a estratégia e concepção completa para a produção e gestão do conteúdo (através de uma assessoria especializada parceira), até toda a parte de tecnologia.

A Santos Brasil conta com equipamentos miniPlayer contratados em modelo aluguel, e o software Nucleo Media em modelo SaaS. Todo o projeto é contratado como serviço, o que garante à empresa maior comodidade com a contratação do serviço, já que se um miniPlayer tem problemas, a BroadNeeds faz a troca do equipamento e conserto. Da mesma forma, a Santos Brasil tem sempre a versão mais atualizada do software, e um suporte técnico especializado, que tem a visão completa do que está programado em sua grade (mais uma vantagem da contratação do software em modelo SaaS – Software as a Service).

O conteúdo é operacionalizado diretamente pela Santos Brasil, que possui acesso ao sistema via Web, com diferentes níveis de permissionamento. Desta forma, existem usuários que possuem acesso somente a um feed específico, publicando e alterando apenas um canal específico de informações (que pode ser visto globalmente ou também regionalmente). Com essa segmentação, todo o fluxo de informações é controlado pelo software Nucleo Media, e permite que a TV da Santos Brasil fique sempre com conteúdo atualizado pelos próprios colaboradores, e de forma distribuída, sem onerar muito apenas uma área de comunicação Institucional, e sim, distribuindo pelas áreas. Porém, os templates, que definem o layout, design, e a grade, que define a ordem e periodicidade, é controlada pela área de Comunicação, que garante assim controle sobre o que passará, quando, em que telas, em que locais, etc. Além disso, cada usuário pode, ao publicar uma notícia, definir a data de entrada e de saída, facilitando assim todo o agendamento. Tudo para tornar a operação simples, evitando que o projeto tenha vida curta, como é o caso de muitos projetos mal estruturados de TV Corporativa do mercado.

Além dos conteúdos próprios, a Santos Brasil conta com diversos Canais de Conteúdo próprios do sistema, que lhe permitem adicionar informações prontas, como ClimaTempo, Notícias UOL ou IG formatadas especialmente para Digital Signage, informações financeiras, Curiosidades, Cinema, Trânsito, resultados de loterias, entre diversos outros. A Santos Brasil escolhe qual canal quer, e pode utilizar os templates prontos do sistema, ou adaptá-los à sua identidade, simplesmente alterando os templates, que são oferecidos com o código em Flash aberto. Isso permite total flexibilidade de criação para que o cliente tenha tudo 100% adaptado à sua necessidade, sem ficar preso a “programas geradores de template” que engessam o cliente, sua agência de criação, etc.

O sistema Nucleo Media também permite à Santos Brasil inserir contéudos de feeds externos RSS, seja ele qual for. Com isso, a Santos Brasil pode adicionalmente, inserir notícias relacionadas com seu mercado, bastando encontrar no mercado os feeds RSS que sejam de seu agrado. O próximo passo será a integração do sistema Nucleo Media com softwares internos da Santos Brasil, para demonstração de KPIs diretamente na tela, tais como velocidade de operação de carregamento / descarregamento dos terminais, entre outros. Essa funcionalidade está pronta no sistema Nucleo Media, para integração através de XML, e o modo de apresentar a informação na tela é flexível, porque o template é Flash, deixando a área de criação dos templates livres para inventar como querem disponibilizar a informação.

Esta entrada foi publicada em Destaques, TV Corporativa e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>